Mês de conscientização é oportunidade de ressaltar valores como empatia, respeito e informação. Saiba como tratar de um assunto tão delicado: a prevenção ao suicídio
Se por um lado, trata-se de um assunto considerado tabu, que é delicado para ser abordado mesmo em campanhas de saúde pública, por outro, falar de prevenção ao suicídio é uma forma importante de conscientização e orientação – que pode, sim, salvar vidas.
No mês dedicado ao tema, o Setembro Amarelo, o Let Clinic Contents tem o objetivo de trazer o assunto à pauta, de uma forma que mostre sua relevância, mas com as devidas cautelas previstas pelos órgãos internacionais de saúde.
Ao término deste artigo, você ainda terá acesso aos links importantes sobre a campanha, com conteúdos para se informar e, ainda, divulgar para o maior número de pessoas.
Mas, antes de tratar sobre a questão da prevenção ao suicídio, em si, vamos olhar para as origens desse movimento nacional de informação.
O Setembro Amarelo
De acordo com dados do site oficial da campanha, o Setembro Amarelo é organizado desde 2014, originalmente desenvolvido por dois órgãos: a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
O mês em questão foi o escolhido pelo fato de que, o dia 10, oficialmente, marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Mas apesar de ter uma concentração de ações nesse período, é importante ressaltar que, essas instituições (e todas as outras vinculadas à saúde) têm o entendimento de que campanhas direcionadas a esse tema devem, sim, ocorrer durante o ano inteiro.
Números sobre a prevenção de suicídio
Os mesmos órgãos que organizam o Setembro Amarelo difundem, também, dados e estimativas que reforçam a importância de se trabalhar maneiras para evitar esse tipo de ocorrência.
Para se ter uma ideia das tristes dimensões desse cenário, aqui estão alguns números sobre suicídio no país:
12 mil Número de suicídios registrados anualmente no Brasil | + de 1 milhão Suicídios registrados, a cada ano, em todo o mundo |
Os números, além de preocupantes, também carregam uma triste constatação – boa parte dessa parcela é composta, cada vez mais, por jovens.
E por que o Setembro Amarelo é tão importante?
Novamente, voltamos aos índices: 96,8% dos suicídios tinham alguma relação com transtornos mentais.
Por isso, uma mobilização massiva, de proporções nacionais, coloca o tema em larga evidência. E isso faz com que possamos olhar ao redor de forma mais atenta, para perceber – seja em nós mesmos, seja no próximo –, um sinal de alerta e um eventual braço amigo a quem esteja precisando.
O objetivo é tratar do assunto com toda a delicadeza que ele exige, quebrar estigmas e buscar, no atendimento especializado e na acolhida, formas de prevenir o suicídio.
Links importantes sobre prevenção ao suicídio
Alguns links de materiais relacionados à campanha Setembro Amarelo e ao tema da prevenção ao suicídio como um todo. Clique, acesse e divulgue!
- Cartilha do CFM sobre Prevenção ao Suicídio;
- Site Oficial do Setembro Amarelo;
- Clínica Virtual Let Clinic
A Let Clinic apoia e trabalha, de forma comprometida, para orientar, conscientizar e proporcionar o melhor encaminhamento em busca da prevenção ao suicídio. Conheça nosso site e nossa proposta de serviços.
Gostou do conteúdo? Leia outros artigos do nosso Blog.