Como organizar a sua agenda médica de consultas

Como organizar a sua agenda médica de consultas

Selecionamos dicas para melhor organizar a sua agenda médica

Se a frase do título deste artigo do Let Clinic Contents pode parecer óbvia, saiba que organizar a sua agenda médica de consultas pode assumir um papel fundamental nos resultados de seu trabalho.

Nem todo mundo está dando a devida atenção a esse tipo de organização e isso pode ser prejudicial nos feedbacks de pacientes que frequentam seus atendimentos. 

Por isso, a ideia foi reunir algumas dicas e boas práticas que valorizam esse processo para que seus agendamentos sejam otimizados, desenvolvendo uma relação de “ganha-ganha”, ou seja, boa para o profissional e também para quem passa pela consulta.

Organização e fidelização 

Por mais que pareça apenas uma medida para o bom fluxo dos horários, organizar a sua agenda médica pode ter forte influência na forma como os pacientes enxergam os seus serviços. 

Uma das mais relevantes empresas de desenvolvimento de tecnologia em relacionamento com clientes, a norte-americana Salesforce, produziu um amplo estudo que envolveu 15 países e que como resultado, mostrou o peso do atendimento nessa jornada. De acordo com a pesquisa, 80% das pessoas ouvidas consideraram a experiência vivenciada numa interação como um grande diferencial, tão importante quanto o serviço em si.

Isso significa que se um paciente passa por momentos ruins durante o alinhamento com a sua agenda de consultas, pode ser que ele não volte a solicitar os seus atendimentos.

Dicas para organizar a sua agenda médica

1. Primeira consulta e retornos

Nas suas dinâmicas diárias, é fundamental entender que há diferenças no tempo aplicado para primeiras consultas, em comparativo com os retornos.

Enquanto o primeiro contato costuma ser mais demorado e detalhista, ao retornar, a jornada de atendimento do paciente já está mais encaminhada. Em sua agenda médica, tente ao máximo identificar esses tipos de interações previamente para poder intercalar da melhor maneira o fluxo de pessoas e horários.

2. Confirmação de consultas e lembretes

Você vai se surpreender com o número de pessoas que simplesmente esquecem dos compromissos, diante do alto volume de afazeres do dia a dia. Estabeleça um protocolo de confirmação de consultas com antecipação.

Estude ferramentas de emissão de lembretes automáticos para esse público. Isso vai otimizar os horários vagos e fazer andar as eventuais filas de espera para seus atendimentos. É uma prática simples que dá ritmo e organização para seu planejamento.

3. Definição do tempo de atendimento

Esse é o tipo de sugestão que varia muito conforme o estilo do profissional na prática. A proposta é a de que você desenvolva a sua atuação de tal forma que passe a saber quanto tempo leva, em média, para efetuar cada tipo de atendimento. 

É claro que esse tipo de previsão está sujeita a mudanças e a inevitável falta de padrões dos problemas vivenciados pelas pessoas. Mas não deixa de ser uma maneira de formatar o ritmo do recebimento de pacientes e um auxílio na hora de organizar a sua agenda médica. 

Gostou das dicas? Agora é hora de organizar o recebimento das pessoas no melhor ambiente possível, através da plataforma Let Clinic, onde com poucos cliques e muita segurança, você encontra os melhores consultórios para desenvolver a sua profissão na área da saúde. Clique e confira agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *